segunda-feira, 15 de julho de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO - VIDA MARIA

Recentemente revi o filme de animação em curta metragem “Vida Maria”, do diretor Márcio Ramos, para um trabalho de graduação. Como não era a primeira vez que o via, pude me ater mais ao assunto tratado, já que de outras vezes havia me fixado mais na arte do filme.
É um filme que recomendo a todas as pessoas que têm senso crítico do contexto social dos que vivem na pobreza e na ignorância.
A história da menina que é repreendida pela mãe por estar “perdendo tempo desenhando letras”, não deve ser encarada apenas como uma historinha de filme, ocorrida em outro tempo e lugar. Ainda hoje, e em muitos lugares, crianças não têm acesso, ou não são incentivadas a estudarem, pois os pais não acreditam que a educação possa transformar vidas.
A menina Maria recebe da mãe a educação que esta recebeu também. Uma educação que mostra que a vida se resume a se resignar com o “destino”, em que a pessoa nasce, começa a crescer e a trabalhar. Depois vem mais trabalho, casamento, procriação, criação de filhos... Depois mais trabalho, e a inevitável morte. E assim o ciclo da pobreza, da miséria e da ignorância está cumprido.
E se uma menina começa a estudar, o que vai acontecer? Para uma pessoa sem conhecimentos como a mãe de Maria, nada! Só vai atrapalhar o trabalho, que é mais importante. Afinal o sol escaldante e a falta de tudo não vai mudar por causa de uns rabiscos, umas letrinhas.
Para quem não acredita na educação como elemento transformador de vidas, também recomendo o filme; é muito bonito e talvez o faça mudar de ideia.

Um comentário:

  1. Paulo,

    Sensibilidade e poesia em sua reflexão acerca do filme.

    Como é bom dialogar com mentes e corações recheados de amor e de vivências ricas de sabedoria.
    Meu abraço. Rosa Maria

    ResponderExcluir